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Relevância, a moeda das mídias sociais

April 16, 2018

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Relevância, a moeda das mídias sociais

April 16, 2018

Com tantos algoritmos que regem as mídias sociais, como escolher o melhor horário para seus posts? Cinco bilhões, quinhentos milhões e sessenta milhões. Esses são os totais de novas publicações por dia no Facebook, Twitter e Instagram, respectivamente!

 

Há algum tempo, desde 2016, é possível perceber uma redução no alcance dos posts, no Instagram, por exemplo, a interação caiu cerca de 33% em apenas um ano, conforme aponta estudo da Quintly. A causa disso, nas principais mídias - facebook, instagram e twitter - deve-se ao uso de um algoritmo baseado na relevância do seu post, e não mais na ordem cronológica em que ele foi divulgado.

 

 

Para entender melhor, vamos analisar o Instagram. De acordo com o Social Media Trends 2018, a rede foi a que mais cresceu, em 2017, e já é a segunda mais usada tanto por empresas quanto por usuários, tendo mais de 800 milhões de perfis ativos ao redor do mundo.

 

Nela, assim com nas outras redes, alguns aspectos são importantes de serem conhecidos.

 

 

Tempo

 

Os primeiros momentos do seu post são extremamente importantes. Quando seu post tem sucesso nas primeiras horas, ele poderá ser exibido para o resto dos seus followers.

Por isso, se há bom engajamento, você cria um loop na rede. Quanto mais pessoas curtem e comentam, mais o Instagram exibe seu post.

 

O tempo que os seus seguidores "gastam" no seu post também é levado em conta, por isso vídeos e álbuns podem contribuir para o seu perfil se tornar mais relevante dentro da rede.

 

Relacionamento

 

Como dissemos, a rede abandonou a ordem cronológica, mas um critério muito importante foi adicionado, o relacionamento que o usuário tem com o seu perfil. Esse item é medido pela quantidade de posts curtidos, comentados e também pelas visitas desse seguidor a sua página.

 

Por meio desse calculo, o algoritmo do Instagram irá identificar se o seu conteúdo é mais ou menos relevante para cada um dos seus seguidores. 

 

Direct

 

As publicações que você compartilha e viralizam, com um seguidor enviando para o outro via DM também caem nessa conta. O Instagram considera que esses posts são relevantes e interessantes, podendo definir o que esse usuário verá no Feed e na aba Explorar.

 

Por isso, na legenda, é importante convidar seu follower para uma ação e incentivar esse compartilhamento.

 

 

Stories

 

O algoritmo não é bobo nem nada, e claro que nossas histórias também são monitoradas.

Interações como visualizações, direct messages e compartilhamentos contam pontos na análise da relevância do seu perfil.

 

Essas interações além de melhorar sua posição na barra de Stories desse usuário, também influencia o recebimento dos seus posts no feed, que terão maior prioridade.

 

Engaje seus seguidores com enquetes, perguntas que possam ser respondidas por DM, links para que eles acessem direto da sua história - para perfis com mais de 10 mil seguidores.

 

 

Hashtags

 

Ama? Usa? Não posta nada sem uma boa quantidade de #hashtags?

No quesito relevância elas também importam e estão sendo monitoradas. O uso indevido das famosas hashtags pode prejudicar seus posts.

 

A partir da nova função de "seguir por hashtag" o algoritmo consegue identificar você as usa corretamente, de acordo com o conteúdo do post. Isso ocorre porque os usuários que considerem que as suas tags não correspondem ao seu conteúdo podem solicitar a rede a opção “Não mostrar pra essa hashtag”, assim, se você taggeou #Pássaro em uma imagem de uma ponte, por exemplo, o Instagram entenderá que o seu conteúdo não é coerente e portanto, não é relevante.

 

 

 

Para alcançar engajamento orgânico, conhecer seu cliente e saber o que é interessante e relevante para ele é o primeiro passo para um planejamento eficiente nas mídias sociais. Não vale tentar adivinhar!

 

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